Bilinguismo foi abordado em encontro de escolas associadas à Unesco - High Line School
Menu fechado

Bilinguismo foi abordado em encontro de escolas associadas à Unesco

Proporcionar a construção de vínculos, a troca de conhecimentos e de vivências entre educadores e fortalecer o trabalho em rede das escolas.


Estes foram os objetivos do Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA-Unesco), que aconteceu em Salvador (BA) entre os dias 12 e 14 de setembro deste ano. Representando a High Line School, a diretora pedagógica Roberta Mardegam esteve no Encontro para contribuir com suas experiências e aprender com os demais educadores. 

“O Encontro Nacional reúne representantes de mais de 350 escolas do PEA e é isso que torna o contato entre as escolas muito interessante”, conta Roberta Mardegam. “Lá, organizamos as propostas para 2019 e discutimos os temas que iremos trabalhar”.

 

Novidades do Encontro Nacional

A programação do Encontro Nacional contou com uma série de palestras sobre temas ligados às propostas da Unesco. “O que mais chamou a atenção foi a necessidade de continuarmos com o trabalho sobre as mudanças climáticas, que inclusive foi tema da Mostra Cultural este ano na High Line, onde incentivamos o consumo consciente”, comenta a diretora.

Outro ponto que surpreendeu a diretora pedagógica da High Line foram as discussões sobre a importância do bilinguismo, uma novidade desta edição do Encontro Nacional. “Isto porque 2019 será o Ano Internacional da Preservação das Línguas Indígenas. Nós, como escola bilíngue, damos muita importância à preservação das línguas e com certeza iremos trabalhar este tema na nossa escola”. 

 

Escolas trabalham em conjunto em prol da educação

Para Roberta Mardegam, o clima do Encontro Nacional foi diferente dos demais. “Foi um ano bastante reflexivo no sentido de gerar mudanças para melhorar a educação”, diz. “As palestras foram fantásticas, com muitos temas novos para refletirmos”.

Sobre as experiências compartilhadas, Roberta Mardegam destaca o trabalho das escolas associadas do Paraná que realizaram, juntas, o Dia do Voluntariado. 

“A ideia de fortalecimento das escolas como uma rede de aprimoramento contínuo está ganhando mais e mais consistência. O que antes era um sonho, percebo que está se tornando cada vez mais realidade”, declara Roberta. “Estamos todos no mesmo caminho”.

 

 

 

Política de Privacidade e Cookies