Quais os benefícios de atividades socioemocionais para os alunos?
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Quais os benefícios de atividades socioemocionais para os alunos?

Quais os benefícios de atividades socioemocionais para os alunos?

A educação socioemocional é um processo educativo que visa formar crianças e jovens considerando o desenvolvimento dos seus aspectos sociais e emocionais. Há algumas décadas, esses atributos não estavam no foco dos educadores e da população como um todo – acreditava-se, pelo senso comum, que a matriz curricular “técnica” era o bastante. Com a evolução da sociedade, as habilidades socioemocionais se mostraram naturalmente pertinentes. Prova disso é que, recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integrou as competências socioemocionais ao currículo, sugerindo que elas fossem trabalhadas nos alunos da educação básica – e que permeassem  todas as 10 competências gerais do documento.

 

QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS?

São as “capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas”.

Considerando o impacto dessas competências na escola, o instituto adotou um modelo com 5 macrocompetências que se desdobram em 17 competências. São elas:

 

AUTOGESTÃO

Determinação

Organização

Foco

Persistência

Responsabilidade

ENGAJAMENTO COM OS OUTROS

Iniciativa social

Assertividade

Entusiasmo

AMABILIDADE

Empatia

Respeito

Confiança

RESILIÊNCIA EMOCIONAL

Tolerância ao estresse

Autoconfiança

Tolerância à frustração

ABERTURA AO NOVO

Curiosidade para aprender

Imaginação criativa

Interesse artístico

 

A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

O psiquiatra, cientista, terapeuta e escritor Augusto Cury, idealizador da Escola da Inteligência, resume bem, em uma palestra escolar cita a importância da educação socioemocional:

 

“A juventude mundial está com um déficit enorme nessa área [de construção de relações interpessoais saudáveis]. Não sabe lidar com perdas, contrariedades, dificuldades, crises, rejeições, sentimentos de inferioridade. Não sabe lidar sequer com uma frustração em uma prova quando estuda de maneira adequada, com uma humilhação pública ou com um desafio interpessoal. Enfim, as crianças e os adolescentes de hoje estão despreparados para serem seres humanos adultos em uma sociedade altamente complexa e exigente.”

 

Além disso, ele também cita as funções cognitivas (memória, raciocínio, lógica) e foca no valor das funções não cognitivas – aquelas que, segundo ele, “vão auxiliar na formação de mentes brilhantes ou mentes opacas”. Conheça:

 

Pensar antes de reagir. “Uma pessoa é tanto mais madura não quanto mais reage ou quanto mais agride, mas quanto mais pensa antes de reagir. Diante das situações estressantes, em vez de dar uma resposta impensada, ela se recolhe e se torna fiel à sua consciênciar”, afirma o médico.

 

Administrar os pensamentos, que é a habilidade de compreender a formação de seus sentimentos e emoções e entender como eles impactam na vida e nas relações.

Proteger as próprias emoções, causando menos acidentes e prevenindo transtornos emocionais com outras pessoas.

Expor e não impor as ideias. Saber se articular e mostrar as suas crenças e opiniões, sem autoritarismo ou rispidez.

 

MELHORES RESULTADOS ACADÊMICOS

O desenvolvimento da educação socioemocional afeta todas as áreas da vida, inclusive o rendimento escolar. A partir do momento em que percebem melhor as suas emoções, os estudantes são mais seguros de si e desenvolvem as habilidades sociais de maneira geral. Isso porque há um ganho significativo na forma como ele encara os compromissos escolares.

 

PROMOVE AUTONOMIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Se os estudantes são protagonistas do próprio desenvolvimento, o processo se torna mais prazeroso, estimulante e favorece o aprendizado.

 

MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A partir do momento em que os atores da comunidade escolar trabalham o autoconhecimento, as relações entre eles também são beneficiadas. São trocas mais saudáveis, respeitosas e harmônicas, abrindo espaço para conexões verdadeiras.

 

O QUE DIZEM OS DADOS

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez uma pesquisa sobre as competências socioemocionais com estudantes de 10 e 15 anos de nove países. O Instituto Ayrton Senna traduziu o relatório com os dados do estudo, e algumas curiosidades se sobressaem. Confira algumas a seguir.

“Todos os jovens de 15 anos, independentemente de seu gênero e origem social, relataram competências socioemocionais mais baixas, em média, do que seus colegas de 10 anos. As avaliações dos pais e educadores confirmaram o enfraquecimento das competências socioemocionais à medida que os estudantes ficam mais velhos.”

“As competências socioemocionais dos estudantes diferem de acordo com a origem social e o gênero. As meninas relataram níveis mais elevados de competências relacionadas ao desempenho de tarefas, como responsabilidade e motivação para a realização acadêmica. Elas também relataram níveis mais elevados de habilidades que são importantes em um mundo interconectado, como empatia, cooperação e tolerância. Em contraste, os meninos exibiram competências de resiliência emocional mais elevadas, como tolerância ao estresse, otimismo e controle emocional, bem como competências sociais importantes, como assertividade e entusiasmo.”

Tem mais…

“Os estudantes que se consideram altamente criativos tendem a também relatar altos níveis de curiosidade intelectual e persistência, duas competências que provavelmente desempenham um papel importante nas realizações criativas, grandes e pequenas. Ao mesmo tempo, os estudantes com um forte autoconceito criativo são um grupo relativamente diverso de alunos em termos de autocontrole e competências de resiliência emocional, que têm associação mais forte com desempenho acadêmico e bem-estar, respectivamente.”

 

Informações retiradas do relatório “Além da aprendizagem acadêmica: primeiros resultados da pesquisa sobre competências socioemocionais”, disponível neste link.

(Fonte: Instituto Ayrton Senna)

 

COMO O SOCIOEMOCIONAL É INSERIDO NA HIGH LINE SCHOOL?

 

Diariamente, a High Line School, compondo o grupo de escolas que têm parceria com a UNESCO, preocupa-se em atualizar e evoluir, capacitando seus profissionais para a execução com excelência do projeto socioemocional com os alunos: “The Leader in Me”, onde através de atividades e vivências, é possível despertar debates e reflexões sobre inúmeros assuntos.
Dessa maneira é possível descobrir a singularidade de cada um e buscar a melhor maneira para impulsionar melhorias.

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