Na High Line, a alfabetização começa já na Educação Infantil - High Line School
Menu fechado

Na High Line, a alfabetização começa já na Educação Infantil

Desde os dois anos de idade, o aluno da High Line School é progressivamente apresentado ao mundo leitor. Por meio de estímulos diários, as crianças percebem as letras e as palavras, fazem associações, ouvem histórias. A observação da escrita também ajuda na alfabetização. Com o tempo, os pequenos começam a imitar, a brincar de escrever e, aos poucos, embarcam na viagem ao mundo leitor, ingressando no país da leitura e da escrita.

Ao chegar ao K4 (Kindergarten 4), começam com as atividades de consciência fonológica. As crianças começam a perceber as rimas e a brincar com elas. A percepção dos sons leva a rabiscos que, aos poucos, vão tomando a forma de letras. A coordenação motora apendicular é trabalhada com cuidado e as crianças vão se apropriando da escrita das letras. Pouco a pouco, associando as letras iniciais a figuras, reconhecendo as palavras trabalhadas, ao final do K5 eles já começam a compreender o valor das sílabas e até mesmo arriscar leitura e escrita de palavras simples.

Os estímulos, então, ganham intensidade, fica cada vez mais forte a associação entre sons e letras. Cada criança formula as suas hipóteses e faz as primeiras tentativas de colocar as palavras no papel. Alguns já vão para o 1º ano lendo palavras simples.

Quando chegam ao 1º ano do Fundamental 1, os alunos, estimulados pelos professores, constroem palavras e textos. A leitura vai ficando mais fluida e a compreensão aumenta aos pouquinhos. 

No 2º ano, quando a leitura fica mais independente, os alunos já conseguem sozinhos ler e compreender um texto. A escrita também fica mais fácil e elaborada. Ao final deste período, as crianças já estão totalmente alfabetizadas e prontas para descobrir muito mais sobre o mundo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade e Cookies