Alfabetização e letramento em épocas de pandemia. - High Line School
Menu fechado

Alfabetização e letramento em épocas de pandemia.

O processo de alfabetização e letramento é contínuo, pois a criança aprende o tempo todo. Então, em épocas de pandemia x ensino remoto as crianças continuam inseridas nesse mundo.

Nesse contexto a abordagem e estimulações continuam mesmo com as aulas on-line. Diariamente os professores proporcionam situações de leitura e escrita ou intervenções para que avancem nesse processo.

As crianças vão se apropriando do mundo da leitura e escrita a medida em que estão envolvidas em atividades com essa proposta ou seja, através da contação de histórias, brincadeiras com rimas, jogos e escritas espontâneas. É através da escrita espontânea que o professor percebe como a criança pensa sobre o processo e elabora estratégias para favorecer a evolução desse processo.

É uma fase que precisa de bastante tranquilidade em relação ao tempo, pois cada criança está em uma hipótese e ritmo de aprendizagem diferente. É preciso ter liberdade para levantamento de hipóteses ( escrita livre de acordo com seu pensamento).

A família serve como modelo, mostrando a prática da leitura e escrita de maneira natural ( ler livros, receitas, placas ou escrever bilhetes, fazer listas). É dessa maneira que a criança encontrará significado de ler e escrever.

         

Literacy is a continuous process because children learn all the time. So, during a pandemic and remote learning time children are also a part of the world.

In this context, approach and stimuli must be kept even during the online classes.
Teachers provide reading and writing opportunities every day, or interventions to help them make it.

Children take over the literary world as much as they get involved in activities such as story telling, rhymes, games and creative writing. It’s during spontaneous writing that the student thinks about the process and comes up with strategies to further the evolution of the process.

This stage requires patience because each child is going through a different hypothesis and learning pace. Freedom to create hypothesis is needed (they are supposed to write in accordance with their line of thinking).

Family works as a model, exposing the child to reading and writing in the most natural way possible (reading books, recipes, signs or writing notes, making lists). That’s how a child finds meaning in reading and writing.